De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, as LER/DORT “são, por definição, um fenômeno relacionado ao trabalho. São danos decorrentes da utilização excessiva, imposta ao sistema musculoesquelético, e da falta de tempo para recuperação. Caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas, concomitantes ou não, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, tais como dor, parestesia, sensação de peso e fadiga. Abrangem quadros clínicos do sistema musculoesquelético adquiridos pelo trabalhador submetido a determinadas condições de trabalho.” São típicas do processo laboral intenso e repetitivo e são causadas por diversos tipos de pressões existentes no trabalho, que atacam as pessoas tanto física quanto psicologicamente.
Em 28 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional de Combate às LER/DORT. Essa data é importante para chamar atenção a este adoecimento que atinge milhões de brasileiros, principalmente os trabalhadores das indústrias.
Visando conscientizar a população e profissionais da saúde sobre a importância da prevenção e também de se ter um olhar diferenciado sobre o processo laboral, o Cerest no mês de março, realizou algumas ações com esse tema. No dia 09 de março, a fisioterapeuta do Cerest, Fernanda Toledo, junto com o apoio da psicóloga, Fernanda Moreno, do médico do trabalho, Dr. José Ricardo Demolinari, e do coordenador do Cerest, William Motta Duarte, fizeram uma ação educativa para a população na Feira Livre Municipal. Durante o evento, a fisioterapeuta apresentou à população a definição de Ler/Dort, seus sintomas, causas e formas de prevenção. Além disso, também foi apresentado ao público do local, como fuciona o Cerest e suas atribuições.
Nos dias 16, 17 e 18 de março foi realizada outra ação visando a prevenção das LER/DORTs junto à população. A equipe do Cerest promoveu uma sala de espera na recepção da Farmácia Municipal. Enquanto as pessoas aguardavam para serem atendidas, elas assistiam à um vídeo explicativo sobre o tema e dicas de alongamentos para a prevenção. Também foram distribuídos folders explicativos sobre Ler/Dort e sobre o funcionamento do Cerest.
Finalizando as ações, entre os dias 10 e 17/03 foi feito uma ação sobre a Notificação das Ler/Dorts no SINAN junto á alguns fisioterapeutas do municipio. A fisioterapeuta do Cerest, com apoio da psicóloga e do coordenador do setor, visitou as clínicas de fisioterapia que atendem pela rede SUS em busca de parcerias para aumentar o número de notificações desse agravo ocupacional.
Por meio da Portaria 777/2004, substituída pela Portaria 104, de 2011, o Ministério da Saúde determinou que vários agravos relacionados ao trabalho devam ter notificação compulsória e sejam incluídos no SINAN, dentre os quais os de LER/DORT. Essas notificações são importantes para o planejamento de ações que visam a prevenção ou o não agravamento dos casos.
A fisioterapeuta, Fernanda Toledo afirma "o CEREST acredita que a Prevenção é a melhor solução para essa e todas as outras patologias ocupacionais, inclusive os acidentes, e está a disposição para que outras atividades desse tipo sejam realizadas, visando sempre o bem estar do trabalhador" disse.
Comments