Prefeitura emite comunicado sobre o assunto
No início da manhã desta segunda-feira (13) os pacientes que procuraram atendimento no Hospital São Vicente em Ubá foram surpreendidos por um comunicado colado em diversos locais espalhados pela portaria de atendimento de urgência e emergência. No comunicado dizia que por conta da falta de pagamento há 73 dias por parte da Prefeitura de Ubá, os médicos iriam atender somente os casos em que houvesse grave risco de vida.
Imediatamente o caso se espalhou pelas redes sociais e nossa reportagem, em conjunto com o Jornal Em Dia Com A Notícia, da Rádio Educadora, procurou os gestores do hospital que nos informaram sobre a situação e destacaram que a atitude partiu da própria equipe de médicos que prestam serviços àquela instituição.
Segundo informações os gestores já haviam tentado contato com o Secretário de Saúde mas sem sucesso e sem retorno sobre a situação.
Nossa reportagem apurou e conseguiu acesso a uma notificação enviada pelo hospital no dia 10 de novembro ao secretário de saúde Ricardo Antônio do Nascimento, dando um prazo de 48 horas para que o pagamento fosse realizado, sob o risco dos serviços de Pronto Atendimento serem paralizados.
No período da tarde a assessoria de comunicação da Prefeitura divulgou a seguinte nota sobre o assunto:
"A Prefeitura de Ubá mantém, desde 2019, convênios de cogestão do atendimento de urgência e emergência com o Hospital São Vicente de Paulo, visando valorizar esta instituição centenária e ainda contribuir para a ampliação e melhoria dos atendimentos dos serviços de urgência e emergência aos cidadãos de Ubá.
Informamos que o pagamento a todos os prestadores hospitalares da Secretaria Municipal de Saúde foram iniciados no final da última semana, conforme cronograma financeiro da Prefeitura, tendo sido realizados, na data de hoje (13/11/2023), conforme programado e informado ao Provedor da Instituição, dois pagamentos somando a quantia de R$ 292 mil reais ao Hospital São Vicente de Paulo. Outros repasses serão feitos de acordo com a análise e aprovação das prestações de contas do convênio vigente com a referida instituição. "
Nossa reportagem continuará acompanhando o caso e informando a população.
Comentários