A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria de Educação e da Divisão de Treinamento e Desenvolvimento da Secretaria de Administração, promoveu, entre os dias 12 e 15 de julho, uma capacitação em prevenção de acidentes e primeiros socorros para profissionais que atuam nas creches do município.
O treinamento foi realizado no auditório do Centro Lavradores e teve como foco proporcionar conhecimentos básicos sobre a importância do uso de EPI’s e a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, a fim de promover a segurança individual e coletiva dos profissionais e alunos da rede municipal de ensino, e capacitar as monitoras para a realização de manobras e ações de primeiros socorros como desobstrução respiratória e reanimação cardiorespiratória.
O curso foi ministrado pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Eduardo Teixeira Gomes, que é enfermeiro especialista em atendimento pré-hospitalar (APH).
“Os conteúdos abordados durante o curso vão ampliar a percepção das profissionais sobre quais são as situações de riscos, sobre como cuidar da própria segurança e da segurança dos outros e sobre como os procedimentos de primeiros socorros devem ser aplicados com qualidade e eficiência até que o atendimento possa ser realizado pela equipe de emergência”, explicou o instrutor.
Priscila Borges Tavares, que é monitora na Escola Municipal Maria de Loreto Camiloto Rocha há 03 anos ressaltou a importância da capacitação para a melhoria do atendimento prestado aos alunos da Rede Municipal de Ensino. “Esse curso está sendo muito importante e vai nos ajudar muito no dia a dia com as crianças. O treinamento será essencial para que a gente saiba como agir diante de algum incidente e, principalmente, como prevenir que o incidente aconteça”, afirmou.
Ao todo, 13 monitoras das Escolas Municipais Maria de Loreto Camiloto Rocha, Professora Dulcinéa Serrato, Professora Climene Moreira Brum, Laurita dos Passos Candian e Professor Francisco De Felippo, participaram do primeiro treinamento. Uma nova capacitação será promovida em breve para contemplar as profissionais em atuação nas demais unidades educacionais do município.
A capacitação dos profissionais de educação em noções básicas de primeiros socorros atende a Lei Federal nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, conhecida como Lei Lucas.
Comments