top of page

Semana da Juventude - Ubá recebe apresentação do Grupo Impacto de Dança

  • Julio Cezar Gomes
  • 9 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Encerrando a programação da Semana da Juventude 2022, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer, Ubá recebe neste domingo (10/04), às 10h na Praça São Januário a apresentação ‘Yoté - Como-unidade’ do Grupo Impacto de Dança, além da participação dos artistas ubaenses da Cia Movimento Urbano e Oeste VII.

O espetáculo marca a estreia do trabalho do Grupo Impacto e o reencontro com o público após a pausa provocada pela pandemia de COVID-19. Após as apresentações haverá uma roda de conversa com a comunidade presente, artistas e entusiastas do Hip Hop.

A realização da Semana Municipal da Juventude atende a Lei 3.804/09, que institui o evento e prevê sua realização anual. A iniciativa tem como foco trazer reflexões e apresentar oportunidades a esta parcela da população.


Conheça o espetáculo 'Yoté - Como-unidade’

Com concepção de Alex Ramos (Leko) e Luís Filipe Claudino Gomes (Fil) e coreografia de todo o elenco, o Impacto buscou inovar em um trabalho que chama atenção pelas cores e pelas brincadeiras e jogos sem deixar de lado as críticas sociais que são uma característica marcante de todos os trabalho do grupo.

Podendo ser direcionado ao público Infanto-juvenil, ou por vezes o público adulto, o espetáculo convida a plateia a interagir com o tema e propõe reflexões sobre a vida, as comunidades e os jogos que se encontram em cena. A força dos bailarinos do Grupo ganha referências das décadas de 70 e 80 no ritmo, estilo de dança e na estética dos figurinos.

Para Patrícia Lima que divide a direção geral e artística com Lidiane Jacinto, é uma alegria poder estrear em Ubá, cidade que sempre acolheu o Grupo, com espetáculos e oficinas e que Yoté traz uma proposta diferente do que o Impacto sempre realizou, “trazendo mais leveza para o palco e produzindo novas sensações, o que neste momento de retorno às atividades artísticas se torna imprescindível para quem resiste com arte e cultura, às intempéries vividas”.


Yoté

O nome da obra é inspirado em um jogo de tabuleiro jogado no continente africano. Esse é um jogo de estratégias. Para vencer é preciso exercitar o raciocínio rápido, a criatividade e a observação. Cada jogada pode mudar repentinamente o rumo da partida.

O espetáculo do Impacto provoca o público a buscar semelhanças entre as estratégias para vencer nos jogos e na vida. Trata-se de ocupar espaços, contar com o outro e compartilhar as experiências.

"Yoté traz o lúdico para a cena. As brincadeiras da nossa infância aparecem na obra de forma desconstruída para conectar diferentes momentos", comentou Lidiane Jacinto.

O espetáculo do Grupo Impacto de Dança é parte do Projeto do Instituto ASAS - Manutenção dos corpos artísticos, executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Metalsider; Amantino Supermercados e Haskell, com promoção da Prefeitura Municipal de Ubá - Secretaria Municipal de Cultura o espetáculo tem o apoio cultural da Folha da Mata numa realização do Instituto ASAS, Núcleo de Produções Culturais, Núcleo de Arte e Dança e Governo de Minas Gerais-Governo Diferente Estado Eficiente.





Comments


GET

fit

bottom of page